sábado, 9 de abril de 2011

SÁBADO DE CÃO - Morre o diretor americano Sidney Lumet


Lumet recebeu Oscar honorário em 2005 (Reuters)

Lumet recebeu Oscar honorário em 2005, após 5 indicações

O aclamado diretor americano Sidney Lumet morreu neste sábado, aos 86 anos, em Nova York, vítima de um linfoma, informou sua enteada.

Lumet dirigiu mais de 40 filmes, incluindo clássicos como 12 Homens e uma Sentença (1957),Serpico (1973) e Um Dia de Cão(1975).

Suas obras receberam dezenas de indicações ao Oscar – como diretor ou roteirista, ele foi indicado cinco vezes. Recebeu o prêmio em caráter honorário em 2005.

Segundo o site especializado IMDB, Lumet nasceu na Filadélfia, em 1924, de pais acostumados ao showbusiness: sua mãe era dançarina, e seu pai, ator e diretor.

Na infância, Lumet participou de dezenas de peças da Broadway e, nos anos 1950, após servir o Exército americano durante a 2ª Guerra Mundial, ele se tornou diretor.

Notoriedade

Ele ganhou notoriedade já com seu primeiro filme, o drama de baixo orçamento 12 Homens e uma Sentença, que acompanhava um corpo de jurados tentando decidir o destino de um homem acusado de assassinato.

Na obra, Henry Fonda interpretava um jurado determinado a desmascarar os preconceitos de seus colegas de júri.

“Enquanto o objetivo da maioria dos filmes é entreter, eu acredito no tipo de filme que vai um passo adiante”, disse Lumet ao The New York Times. “(Esses filmes) levam o espectador a examinar uma ou outra faceta de sua própria consciência.”

Seu último filme foi Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, de 2007.


    Nenhum comentário: