terça-feira, 5 de abril de 2011

Adiado o vôo final do ônibus espacial Endeavour

Conflito de data com lançamento de cargueiro russo faz com que a partida do Endeavour fique para o dia 29 de abril

iG São Paulo | 04/04/2011 14:01

Compartilhar:

Foto: Nasa/DivulgaçãoAmpliar

O Endeavour é o mais novo dos ônibus espaciais. Foi construído para substituir o Challenger, destruído em 1986

A Nasa anunciou o adiamento da viagem final do ônibus espacial Endeavour. Essa missão será comandada pelo marido da deputada Gabrielle Giffords, que foi ferida em um atentado no início do ano.

O vôo foi adiado porque a data originalmente prevista, 19 de abril, conflita com os planos russos de enviar uma nave de carga à Estação Espacial Internacional (ISS).

A partida do Endeavour agora está marcada para 29 de abril, com Mark Kelly no comando. Esta será a penúltima missão da frota americana de ônibus espaciais. O Atlantis encerrará a história do programa em meados do ano.

A Nasa anunciou o adiamento nesta segunda-feira, depois de debater durante o fim de semana com a Agência Espacial Russa e outros parceiros da ISS.

Uma nave de carga russa tem lançamento previsto para o fim de abril. A Nasa não queria que o cargueiro fizesse a manobra de atracagem na ISS enquanto o Endevour ainda estivesse ligado à base orbital. Agora, a nave de carga chegará antes.

O porta-voz da Nasa, Allard Beutel, disse que os russos ficaram relutantes em adiar o voo de carga, porque há um experimento biológico a bordo da nave.

Kelly e cinco colegas entregarão um instrumento científico de US$ 2 bilhões (R$ 3,2 bilhões) à ISS, bem como peças sobressalentes essenciais para a manutenção na base pelos próximos dez anos.

A missão de duas semanas será a última do Endeavour, o mais jovem dos ônibus espaciais. Ele foi construído para substituir o Challenger, destruído durante o lançamento em 1986.

O adiamento fará com que o lançamento ocorra no mesmo dia do casamento do príncipe William, filho de Charles e Diana, e Kate Middleton.

Veja também:

Deputada democrata já é capaz de respirar por conta própria

Polícia teme protestos violentos de anarquistas durante casamento real

O comandante Kelly retornou ao treinamento para a missão em fevereiro, depois de passar algum tempo ao lado da mulher, no hospital. A deputada levou um tiro na cabeça em Tucson, no Estado do Arizona, no início de janeiro. Ela se recupera em Houston, cidade que sedia o corpo de astronautas da Nasa.

(com informações da AP)

Nenhum comentário: