sábado, 23 de abril de 2011

Cirurgião tentou implantar coração de porco em paciente

da Livraria da Folha

Mais que qualquer outro ramo da ciência, a história da medicina conta com personalidades inspiradoras e excêntricas e práticas assustadoras e engenhosas, dignas de dr. Frankenstein. Em 1969, Donald Longmore tentou implantar o coração e os pulmões de um porco em um paciente. Não estamos falando das cirurgias do século 19, isso aconteceu pouco tempo atrás.

Reprodução
Livro sobre história da medicina baseado no documentário homônimo da BBC
Volume baseado no documentário homônimo produzido pela rede BBC

Quem o condenaria? A anatomia do suíno é semelhante a do homem. Os porcos são usados como animais de experimentação para compreender a fisiologia humana.

Se você pode comer bacon, existe algum motivo ético para não aproveitar outras partes para salvar uma vida? A insulina, usada pelos diabéticos, pode ser extraída de bovinos e suínos.

A ideia poderia dar certo e revolucionar a ciência médica. Porém, o bicho corria mais que o cirurgião e seus ajudantes. Após uma longa perseguição, médico capturou o "doador", mas o paciente não aguentou a espera.

O lançamento "Sangue e Entranhas", do jornalista científico Richard Hollinghan, reúne diversos episódios do gênero. O texto --baseado no documentário homônimo da BBC-- é uma compilação de procedimentos estranhos que renderam alguns acertos heroicos e muitos erros desastrosos.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Sangue e Entranhas"
Autor: Richard Hollingham
Editora: Geração Editorial
Páginas: 360
Quanto: R$ 35,70 (preço promocional de lançamento)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário: