sábado, 12 de dezembro de 2009

Ouriço obeso faz dieta e 'natação' para perder peso


Snowball

Tratadores dizem que Snowball comia mal porque precisava 'se virar'

Um ouriço albino que está sendo tratado em um hospital veterinário na Grã-Bretanha entrou em um regime de dieta porque pesa três vezes mais do que o normal para a espécie.

Snowball, literalmente "bola de neve", pesa quase 1,5 kg e precisa perder um quilo para sair de uma zona de perigo e voltar ao seu peso saudável.

Segundo os tratadores, o animalzinho engordou demais por uma questão de sobrevivência. É que, antes de ser levado para a instituição, Snowball era obrigado a comer qualquer coisa que encontrasse pela frente.

"Acho que alguém colocava comida para três ou quatro ouriços no jardim, e Snowball chegava lá antes que os outros", disse Les Stocker, do hospital St Tiggywinkles, no condado de Buckinghamshire, no sudeste da Inglaterra.

"Os outros comiam comida de cachorro e Snowball ia ficando cada vez mais gordo."

Como parte do regime, o bichinho só come comida saudável – para a qual muitas vezes torce o focinho – e faz "natação" diariamente em uma banheira.

Além disso, contou Clare Campbell, responsável pela fisioterapia do 'paciente', o animalzinho é deixado solto para fazer caminhadas pelo quarto enquanto sua jaula é arrumada.

A dieta já resultou na perda de 38g – em compensação, Snowball ganhou outros 26g.

Snowball fazendo 'natação' na banheira

Tratadores dizem que bichinho curte 'natação' na banheira

Quando o programa for concluído, os tratadores pretendem soltá-lo. O problema, diz o hospital, é que o fato de ele ser albino – característica de um cada 10 mil ouriços – o torna mais vulnerável ao ataque de predadores.

"Quando ele perder peso, vamos levá-lo para uma área protegida, que é na verdade um grande jardim", afirmou Stocker.

"Vamos mantê-lo sob observação. Quem sabe até através de monitoramento eletrônico, só para saber que ele está bem."

Nenhum comentário: