quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Acabou, Les Paul se foi no Natal. Friendship Needs No Translation

Esta postagem é a última de uma experiência. MARGRANZ, Amigo, grande arquiteto de Florianópolis e alma tranqüila e generosa cedeu-me espaço no blog com honroso convite. Uma verdadeira bengala em um período conturbado de insubstituível perda para um câncer devastador. Nascia Les Paul Corvette e su perro lôco El Tigre, um cachorro maconheiro do bairro da Boca, em Buenos Aires. Ambos saíram perambulando mundo afora, pernegando poças, tragédias, loucuras, bebedeiras homéricas, faustos e lautos banquetes de simplicidade, cores e sabores desse mundão louco de Deus. Side by side & coast to coast nos EUA, as Caraíbas, ilhas paradisíacas, Red Stripes, BUDs, XX, Superiors, tempestades e furacões, prisões e líricas viagens psicodélicas depois, um forte laço havia sido dado: Damião, Professor Cesar Valente, Canga (o amigo respeitado e fiel Sérgio Rubim), o Viking Olsen, Celso Martins, Marcelo Fernandes, Professor Orlando Tambosi (filosofia com cujones), Musquito (com 'u') e suas Tijoladas abusadas, la tchurma do Pomba na Balaia, Frank Maia e o Xinelão, Cibils e tantos outros que aqui vieram, marcaram, ajudaram a alcançar uma singela marca para os padrões da 'uébi'. Aos não nominados minhas etílicas desculpas de recorrente aminésia em tempos de festa. Com tantos soldados, também migraram para o MAISBARULHO as preocupações com a cidade de Florianópolis, com a falta de respeito com a Ilha seviciada pela canalha despudorada, com a tungagem oficial, com a banalização da safardagem blindada pela mídia chapa branca. E de escândalo em escândalo MAISBARULHO entrou na dança e declarou todas as cores e sons de sua indignação. O avatar do 'Sancho Pança' é um razoável símbolo dessa luta e por isso foi adotado e incorporado ao LesPaul. A alcunha, uma óbvia homenagem ao jazzista e criador do modelo mais famoso de guitarra da Gibson, foi adotada por alguns amigos que já me chamavam assim há muitos invernos de desesperança.

AS MARCAS DA DESPEDIDA

Pois, pois. Esse derradeiro post é o registro da despedida, um até quem sabe. Ou quem sabe um até breve. Chegamos a marca de 50 mil acessos, patamar desvirtuado da idéia original do MARGRANZ. LesPaul (na terceira pessoa, plural majestático é phlóda - para me despedir dos neologismos também) retalhou com fotos ousadas, mulheres peladas e marcadores sacanas a essência do blog, assentada primordialmente sobre o caldo cultural em geral, o 'B' side da música, a literatura com tantos gênios desconhecidos e masters das platitudes vendendo às largas e fartas, misterios do design e da arquitetura contemporânea, enfim curiosidades. Posts com apelativas imagens, blockbuster news, assassinatos, susans boyles e michael jacksons da vida, todos alavancaram a nossa pequena, porém histórica marca. Há um pouco mais de um mês, o blog com média diária de 80/90 acessos foi catapultado para média de 285, até um pouco mais de 300 acessos diários de média e pico de mais de 500. O propósito era atingir dia 24, véspera de NATAL os 50 mil. Ontem à noite, dia 23, parece que deu certo. Foi triste mesmo sendo 'du caraglio', só para usar uma vez mais o neologismo aqui nascido e adotado por alguns amigos de outros blogs. Como despedida fica um trailer diferente. Sob a batuta delicada e precisa de Sofia Coppola, Bill Murray mostra que é muito mais que um comediante e Scarlett Johansson uma tesudinha tetéia, ambos com exuberante simplicidade (se é possível conciliar os adjetivos) nos dão esse presentinho de NATAL: LOST IN TRANSLATION. Prefiro a 'tradução' tupiniquim: Encontros e Desencontros. É o que está acontecendo agora. Um grande beijo a todos e um FELIZ NATAL. Friendship Needs No Translation


Márcio, muito obrigado e até o retorno de El Tigre e su dono doidivanas. (Passei a despedida natalina para acima da Malu, com a devida licença)

5 comentários:

Margranz disse...

É, meu amigo Les Paul, passamos por alguns caminhos conturbados. Mas os moinhos ainda estão por aí, desafiantes como nunca. A porta deste humilde espaço continua aberta, Como diria El Tigre (não confundir com o Woods) O rei está morto! Viva o Rei!!

Sergio Rubim disse...

Isso é uma despedida? Diz que não! quase arrombasse com esse meu coraçãozinho combalido.
De qualquer forma, pelo que vi, o Margranz menteve a porta aberta.
Estou abrindo uma janelinha também para quando quiseres viajar, inclusive com aqjuele "perro falopero", podes pular para dentro.
Um grande abraço e um feliz natal com os teus.
Canga

J.L.CIBILS disse...

Primeiramente, lamento, sua desistencia, espero que nao desista nunca de lutar por tudo aquilo que até hoje foi bandeira de todos, QUE TODOS POSSAMOS VIVER EM PAZ.
Abraços e espero que retomes suas ideias no mundo virtual, eu ainda pensso que vai chegar o dia que vamos reunir todos os Blogueiros juntos no mesmo espaço virtual, assim a luta vai ser mais divertida.

Orlando Tambosi disse...

Não entendi direito o que está acontecendo, este velho objetivista.
Espero que não haja nenhum problema com você, e também apelo para que persista.
Enquanto persistir a praga petista, nada de desistências. A democracia merece, embora, no Grotão, poucos saibam o que significa.
E fiz um apelo ao advogado lá no meu blog: consulta para o ano que vem.

Thezainer disse...

kill King!(?)