sexta-feira, 1 de abril de 2011

Satélite faz o mapa da gravidade

Publicado em 01/04/2011 - 0 comentários
Ferramentas: Enviar por e-mail Versão Original Imprimir Comentar


A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) mostrou ontem uma imagem que revela como a força da gravidade impacta a Terra. Na imagem ao lado, as áreas em vermelho mostram onde o campo gravitacional é mais forte; o amarelo, o mais fraco; e o azul, um nível intermediário.

A partir dessas informações, os cientistas criaram um "geoide", um modelo matemático para representar como seria a forma da Terra caso a força gravitacional fosse igual em toda a sua superfície. O modelo é uma espécie de "mapa da força da gravidade".

Os dados foram coletados pelo satélite GOCE, que tem um instrumento chamado gradiômetro para medir sutis alterações no campo gravitacional da Terra. As informações sobre o planeta são renovadas a cada dois meses.

No modelo matemático, o formato do planeta é moldado de acordo com a força de atuação dos campos gravitacionais. Segundo esse modelo, a Terra não seria uma esfera - ou um elipsoide - e possuiria regiões achatadas nos polos, por causa dessa diferença magnética.

Utilidade do modelo Os cientistas dizem que o mapa permitirá aos oceanógrafos definir como seria a forma dos oceanos se não houvesse marés, ventos e correntes marítimas. Essa informação é crucial para criar modelos climáticos que levam em conta como os oceanos transferem energia ao planeta.

Cientistas também podem usar os dados da sonda para ampliar o conhecimento dos processos geológicos que provocam os terremotos. Isso seria possível devido aos efeitos dos tremores no campo gravitacional das áreas onde ocorrem.

Cores mostram diferentes campos gravitacionais
agência espacial europeia/divulgação


Nenhum comentário: