quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Telescópio revela detalhes de nebulosa em formato de 'olho'


Região conhecida como Nebulosa da Hélice está a 700 anos-luz da Terra.

Imagem foi divulgada pelo Observatóro Europeu do Sul.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Uma nova imagem obtida pelo Observatório do Paranal, no Chile, mostra com detalhes uma nebulosa em formato de olho, mas conhecida como Nebulosa da Hélice. O astro foi vislumbrado por astrônomos do Observatório Europeu do Sul, organização de pesquisas em astronomia composta por 15 países, incluindo o Brasil.
O instrumento usado nas observações foi o Telescópio Vista, capaz de detectar radiação infravermelha. A nebulosa está localizada na direção da constelação do Aquário, a 700 anos-luz de distância da Terra -- 1 ano-luz vale aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.
Segundo os especialistas, o astro teria sido formado no final da vida de uma estrela parecida com o Sol que habitava a região. Sem conseguir manter suas partes mais externas, a estrela começou a liberar camadas de gás no passado que formaram a nebulosa.
Na imagem, ainda é possível ver o que restou da estrela: um pequeno ponto azul no centro da foto mostra como a estrela se transformou em uma anã-branca, uma pequena estrela com muita massa.
Já a nebulosa é feita apenas de poeira, íons e gás, sendo que o anel principal do "olho" possui dois anos-luz de diâmetro -- metade da distância do Sol até a estrela mais próxima. Ao fundo, o telescópio Vista revela uma série de estrelas e galáxias.
A Nebulosa da Hélice, localizada a 700 anos-luz de distância da Terra. (Foto: J. Emerson / Vista / ESO)A Nebulosa da Hélice, localizada a 700 anos-luz de distância da Terra. (Foto: J. Emerson / Vista / ESO)

Nenhum comentário: