terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Roteiros transportam o turista a Manaus do fim do século XIX. Enquanto isso, numa Ilha ao sul dos trópicos......


Passeio permite conhecer a capital que já foi chamada 'Paris dos trópicos'.

Teatro Amazonas e prédios com influência europeia são atrações.

Tiago MeloDo G1 AM
3 comentários
Ônibu de dois andares da Tucunaré Turismo onde é realizado o passeio (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Ônibus de dois andares que proporciona o passeio
(Foto: Tiago Melo/G1 AM)
O Amazonas é sem dúvida um dos destinos turísticos mais exóticos do Brasil. Mas não são somente as florestas e rios que caracterizam o turismo na região. O centro histórico de Manaus atrai, durante todo o ano, turistas ávidos por conhecer um pouco da história e cultura da cidade que já foi conhecida como “Paris dos trópicos”.

Antes de se lançar em um passeio pelo centro histórico-cultural da cidade, é aconselhável que o turista procure uma empresa que ofereça um city tour. O G1 realizou o passeio a convite da agência de viagens e operadora Tucunaré Turismo. Com valores de até R$ 60,00, o roteiro abrange os principais pontos turísticos do centro histórico de Manaus.
 
Turismo Amazonas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Com saída programada todos os dias às 9h30 e às 14h30, exceto domingos e feriados, um ônibus climatizado de dois andares parte do complexo do Largo de São Sebastião, que abrange o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião, para visitar os demais atrativos turísticos.

No roteiro constam lugares como as pontes romanas da Avenida Sete de Setembro, o Parque Senador Jefferson Péres, o Palácio Rio Negro, a Orla da cidade (Porto e Mercado Municipal Adolpho Lisboa), o Prédio da Alfândega, o Centro Cultural Povos da Amazônia, a Orla da Ponta Negra, a Praça da Saudade, a Catedral Nossa Senhora da Conceição e finaliza no complexo Largo de São Sebastião.

A excursão, que dura em torno de duas horas e trinta minutos, é panorâmica, ou seja, não faz parada nos pontos visitados. O turista tem, portanto, uma visão externa do local. A única parada é feita na orla da Ponta Negra, onde os passeantes podem descer do ônibus para tomar água de coco e contemplar a beleza do Rio Negro.
Guias de turismo bilíngues acompanham os excursionistas durante o passeio e explicam sobre a história da cidade e dos prédios visitados.
Roteiro turístico do city tour
Largo São Sebastião AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Centro Cultural Largo de São ebastião (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Centro cultural Largo de São Sebastião
Inaugurado em 2004, o Centro Cultural Largo de São Sebastião é um espaço criado e mantido pelo Governo do Estado do Amazonas. Tal empreendimento tem como proposta democratizar a arte e proporcionar aumento da renda para a classe artística, na medida em que um novo mercado de trabalho se abre.

Além de se tornar um local de entretenimento e lazer, há o resgate da memória local com a revitalização da área. Compõem esse espaço o Teatro Amazonas, a Casa Ivete Ibiapina, a Casa do Restauro, a Casa J. G. Araújo e a Casa das Artes.
 
O local também oferece duas charretes, disponíveis ao público que quiser reviver um pouco do glamour da “Paris dos Trópicos”; brinquedos infantis confeccionados em madeira que resgatam brincadeiras de época; shows artísticos regionais; exibição de filmes infantis e filmes antigos.
Endereço: Praça São Sebastião – Centro
Horário: espaço aberto
Programação Artística: quinta à domingo (18h às 21h)
 
Igreja de São Sebastião
Construído sob a direção de Gesualdo Marchetti de Lucas, em 1888, o prédio da Igreja de São Sebastião, localizada no Largo São Sebastião, tem estilo neoclássico, com alguns elementos medievalistas.
Seu interior é marcado por painéis e vitrais europeus, bem ao estilo da época.
Teatro AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Teatro Amazonas (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Teatro Amazonas
Teve sua construção inicial em 1882, e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha.
Tombado como patrimônio histórico em 28 de novembro de 1966, esse prédio tem capacidade para 700 pessoas na plateia e nos andares de camarote.

Após restauração realizada em 1990, retomou a realização de grandes eventos como o Festival Amazonas de Ópera.

Promove visitas guiadas e teatralizadas para turistas e comunidades, com personagens de época revendo fatos importantes de sua história.

A famosa cúpula é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à bandeira brasileira.

Endereço: Praça São Sebastião, Centro
Telefone: (92) 3622-1880 / 3622-2420
Horário: Informações sobre horários de visitação e espetáculos pelo telefone: (92) 3232-1768
 
Ponte da 7 de Setembro (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Ponte Metálica Benjamin Constant (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Ponte metálica Benjamin Constant
A construção é um dos marcos históricos da cidade de Manaus e faz ligação entre o Centro da cidade e o bairro da Cachoeirinha. Foi construída no período de 1892 e 1895, com peças importadas da Inglaterra.

A ponte passou por uma reconstrução em 1938, em 1967 e a mais recente em 2009. A última procurou manter todas as características do projeto original.

A recuperação estrutural e restauração da centenária ponte de ferro fazem parte da revitalização dos espaços próximos aos igarapés de Manaus e Bittencout e está inserida no contexto do Largo do Igarapé Mestre Chico, área de lazer que está sendo implantada na foz do igarapé, entre as ruas Ramos Ferreira, 7 de Setembro e Av. Beira Rio.

Endereço: Avenida 7 de Setembro, Centro
 
Pq. Jefferson Peres AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Parque Senador Jefferson Péres (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Parque Senador Jefferson PéresO parque, localizado no centro de Manaus, entre as Avenidas 7 de Setembro e Lourenço da Silva Braga, possui mais de 53 mil m² e foi inaugurado em setembro de 2009. É um espaço público edificado em área de antiga invasão de palafitas que interferiam nos igarapés de Manaus e Bittencourt, dois tradicionais pontos urbanos da cidade de Manaus.

Possui a maior bandeira do estado do Amazonas, com tamanho de 12,30 x 17,57, hasteada em um mastro de 60 metros de altura que pode ser visualizada em diversos pontos da cidade de Manaus.

A área conta também com espelhos d’água, quatro praças, pontes elaboradas que remetem a ponte metálica Benjamin Constant, playgrounds para crianças de 5 a 10 anos, orquidário, o principal em exposição de espécies da flora amazônica, e quiosques de alimentação.

Endereço: Av. Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna), Centro
Telefone: (92) 3635-5832
Horário: Segunda a segunda das 6h às 22h (visitação e caminhada)
Horário das atividades: 17h às 21h
Programação Artística: Sexta a domingo: 19h às 21h
 
Palácio Rio Negro AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Palácio Rio Negro (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Palácio Rio NegroO palacete foi construído em estilo eclético em 1903 para ser residência particular de um barão comerciante da borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro, como ficou conhecido desde sua criação, atende, entre turistas e visitantes locais, chefes de estado, embaixadores e outras personalidades importantes quando em visita ao estado. O lugar conta com a opulência de seu eclético mobiliário, grande parte da história do período áureo da Belle Èpoque.
Exposições, shows musicais, Projeto Livro Vivo, palestras, reuniões, visitas oficiais, lançamentos literários e entretenimento cultural são realizados no espaço.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1546, Centro
Telefone: (92) 3232-4450 / 3633-2850 (ramal: 236)
Horário: Terça a sexta das 10h às 16h; domingos das 17h às 20h.
 
Porto de Manaus AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Porto de Manaus (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Porto de Manaus
Localizado à margem esquerda do Rio Negro, distante 13 km da confluência com o rio Solimões, o Porto de Manaus constitui a principal entrada para o estado do Amazonas.

A implantação do porto pelos ingleses significou para a sociedade do início do século XX, um movimento de modernidade, que somado ao auge da borracha, ergueu um poderoso comércio em Manaus.
O balanço das atividades econômicas desenvolvidas na área portuária pontuava a vida dos manauaras, tornando o local ponto de encontros, onde famílias inteiras passeavam nos fins de semana e se deslumbravam com as chegadas e saídas de navios, um grande acontecimento da época.
O porto, nas primeiras décadas do século XX, representava não apenas um ponto de atividades mercantis, mas também a ligação cultural com o resto do mundo. Todo esse rápido desenvolvimento tornou a cidade de Manaus referência de evolução social, política, econômica e cultural.

Endereço: Taqueirinha, nº 25, Centro
Telefone: (092) 2123 4350
 
Prédio da Alfândega AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Prédio da Alfândega (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Alfândega
O prédio da Alfândega foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987, junto com o Complexo Portuário. Inaugurado oficialmente em 1906, os prédios foram construídos pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do Porto de Manaus.
Com elementos medievalistas e renascentistas, trata-se do primeiro prédio pré-fabricado do mundo. O edifício da Alfândega foi construído em blocos pré-montados e importados da Inglaterra, uma reprodução dos prédios londrinos do início do século XX. A torre e o farol edificados ao lado do prédio da Alfândega possuem estilos arquitetônicos idênticos e foram feitos do mesmo material.
A Alfândega de Manaus logo se tornou uma das mais importantes do Brasil, graças ao ciclo da borracha. Contudo, quando a exportação da borracha entrou em decadência por volta de 1910, a renda dessa aduana reduziu brutalmente.

Endereço: Praça da Matriz, Avenida Eduardo Ribeiro, Centro
 
Ponta Negra AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Praia da Ponta Negra (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Praia da Ponta NegraA Ponta Negra foi, desde sua reurbanização na primeira metade da década de 1990 até poucos anos atrás, referência, na cidade, por sua agitada vida noturna, aparecendo neste contexto o anfiteatro da Ponta negra, onde eram apresentados shows que atraíam multidões de todas as partes da cidade. O local conta também com uma praia.
A praia, com seus calçadões em ladrilhos hidráulicos, anfiteatro, areias finas e água morna, oferecia ainda a seu visitante confortos como estacionamento e restaurantes com comidas típicas, o que fazia com que a praia pudesse se tornar um complexo turístico moderno e completo.
Atualmente o local passa por uma ampla reforma em vista da proximidade da Copa do Mundo de 2014. A primeira etapa foi entregue em dezembro de 2011.

Endereço: Av. Coronel Teixeira, Bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus
 
Praça da saudade AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Praça 5 de Setembro (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Praça 5 de SetembroMais conhecida por Praça da Saudade, o local foi inaugurado em 1865 e passou por diversas reformas em sua estrutura.

O nome oficial da Praça 5 de Setembro foi constituído em homenagem a data da Elevação do Amazonas à categoria de Província, uma homenagem também a Tenreiro Aranha que lutou pela emancipação do Grão-Pará. Já o nome popular, Praça da Saudade, foi batizado pelo povo por estar localizado em frente ao antigo cemitério São José, atual sede do Atlético Rio Negro Clube.
Em sua mais recente reforma, a praça passou a ser uma das mais bonitas da cidade, tornando-se um local familiar de passeio e entretenimento aos finais de semana e feriados.

Endereço: localizada entre a Avenida Epaminondas e Avenida Ferreira Pena, Centro.
 
Igreja da Matriz AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Catedral Nossa Senhora da Conceição (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Catedral Nossa Senhora da ConceiçãoEm 1965, no entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, quando os padres carmelitas chegaram aqui eles construíram a Matriz de Manaus, dedicada ao louvor de Nossa Senhora da Conceição.
Localizada no Largo da Trincheira, atual Praça 15 de Novembro, a construção chegou a ser demolida duas vezes e ainda passou por um incêndio no ano de 1850. Por ordem do então presidente da província Manuel da Gama Lobo de D’Almada, outra igreja foi edificada no mesmo lugar.
A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal. Caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra vinda de Lisboa.
A Catedral já recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980, quando esteve na cidade de Manaus. A cadeira que ele utilizou ao celebrar a missa campal na cidade está guardada no museu da igreja.

Endereço: Praça da Matriz, Avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Vale a pena conhecer
Palacete Provincial AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Palacete Provincial (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Palacete Provincial 
Localizado na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia, o Palacete Provincial foi conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar.

O edifício, considerado um patrimônio histórico-cultural, abriga, atualmente, diversos museus de Manaus: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, o recém criado Museu de Arqueologia e o Museu Tiradentes. No Palacete funcionam também o Ateliê de Restauro de Obras de Arte e o Ateliê de Papel.

Endereço: Praça da Polícia, Avenida Getúlio Vargas, Centro
Entrada: gratuita
Telefone: (92) 3635-5832/3622-8387
Horário: Terça a Quinta: De 09h às 19h; Sexta: De 9h às 20h; Sábado: De 09h às 20h; Domingo: De 16h às 21h.
 
Palácio da Justiça AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Palácio da Justiça (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Palácio da Justiça 
A construção dele foi iniciada em 1894, no governo do maranhense Eduardo Ribeiro.

Sua inauguração foi realizada em 21 de abril de 1900 no governo do coronel José Cardoso Ramalho Júnior, tendo com presidente do Tribunal, o desembargador Cezar do Rego Monteiro. Desde então até abril de 2006 funcionou como principal sede do Poder Judiciário, especialmente da instância de segundo grau.

O local possui loja de souvenirs, exposições permanentes e temporárias, visitas guiadas com guias de turismo bilíngües e aluguel de espaço para eventos variados.

Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 833, Centro
Telefone: (92) 3248 1844
Horário: De Terça a Sexta das 10h às 15h; Domingo das 17h às 21h.
 
Palácio Rio Branco AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Palácio Rio Branco (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Palácio Rio Branco 
Patrimônio Cultural da Humanidade, o Palácio Rio Branco é uma herança cultural, com arquitetura e memórias políticas, que nos remete as riquezas do auge do ciclo da borracha.

Trata-se de um prédio estilo eclético construído entre os anos de 1905 e 1938, formado de dois pavimentos e apresentando três seções. Projetado com a finalidade de abrigar a Chefatura da Polícia, o que não procedeu.

O Palácio é aberto ao público em geral e oferece aos visitantes guias de turismo bilíngües, sala de Leitura com acesso ao acervo, biblioteca com acervo da ciência política, exposição permanente e disponibilidade para eventos.

Endereço: Av. 7 de setembro, Centro
Telefone: (92) 3233-4514
Horário: Segunda a sexta das 09h às 17h (visitação)
Entrada: gratuita
 
Relógio Municipal AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Relógio Municipal (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Relógio Municipal
Instalado no início da Avenida Eduardo Ribeiro, o Relógio Municipal de Manaus foi importado da Suíça e montado em uma base de pedra por antigos ourives da capital.

A construção de seu pedestal é do início do século XX e junto com o obelisco eles foram erguidos em comemoração ao centenário da elevação de Manaus à categoria de província.

Endereço: Praça da Matriz, Avenida Eduardo Ribeiro, Centro



Reservatório do Mocó AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Reservatório do Mocó (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Reservatório do Mocó
O reservatório foi planejado e construído com o objetivo de solucionar os problemas de abastecimento de água, que no final do Século XIX atingiam a cidade.

A estrutura de ferro é de origem inglesa, constando em algumas peças a inscrição Dorman & Long, a mesma encontrada na ponte Benjamim Constant. A construção de uma fachada, que esconda a estrutura metálica, assim como o cuidado com o tratamento de seu revestimento, revelam uma grande preocupação como o aspecto estético do prédio.

O Reservatório do Mocó, localizado próximo à Praça Chile, no Bairro Adrianópolis, é uma das quatro obras manauaras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e uma das 38 tombadas pelo Estado do Amazonas em 1987.

Endereço: Próximo à Praça Chile, Bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul
 
Teatro Chaminé AM (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Usina Chaminé (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
Usina Chaminé
O prédio, construído em 1910 pela empresa inglesa Manaos Improviments, possui uma chaminé de 24 metros ao seu lado.
Originalmente, o prédio tinha a função de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Contudo, em 1913 os esgotos ainda não haviam começado a funcionar, a população irritada com a cobrança de altas taxas cobradas destruiu o escritório da empresa.

Tombado em 1988, como monumento histórico do Amazonas, a edificação foi retomada somente em 1993 como Centro de Artes Chaminé para abrigar a Pinacoteca do Estado.
Atualmente a Usina oferece manifestações artísticas vanguardistas que fujam dos conceitos e formas já apresentados, sem desprezar as manifestações tradicionais.
Endereço: Av. Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna), Centro
Entrada: gratuita
Telefone: (092) 3633-3026
Horário: De Terça a Sexta das 09h às 14h; Domingo das 16h às 20h.

Nenhum comentário: