quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça os Carros japoneses no SALÃO DE DETROIT


10/01/2012 20h32 - Atualizado em 10/01/2012 20h34

Honda mostra base para nova geração do Accord; Nissan, do Pathfinder.

Luxuosas Lexus e Acura revelam esportivos 'verdes'.

Do G1, em São Paulo e em Detroit
Comente agora
Um mês depois do Salão de Tóquio, conhecido pelo lado futurista, as montadoras japonesas também apostam em carros-conceito no Salão de Detroit. Toyota e sua marca de luxo Lexus,Honda e sua também premium Acura, além da Nissan, exibiram modelos que deverão inspirar os próximos passos dessas montadoras.
Nissan destacou nesta terça-feira (10) o Pathfinder Concept (veja o vídeo ao lado), que seria uma amostra do que deve ser a nova geração do SUV, que deve chegar à loja dos Estados Unidos no segundo semestre.
O utilitário tem a próxima geração de transmissão CVT, que, segundo a montadora, vai proporcionar 25% de economia de combustível em relação à versão anterior da Pathfinder.
toyota ns-4 (Foto: Paul Sancya/AP)Toyota NS-4, conceito híbrido plug-in (Foto: Paul Sancya/AP)
Toyota mostrou o NS-4, um híbrido plug-in (que tem motor a combustão combinado com motor elétrico cuja bateria pode ser carregada em tomada comum). Na contramão do consagrado Prius, as linhas deste conceito são as de um esportivo, como a marca fez com o FCV-R e o GT 86, vistos em Tóquio.
toyota ns-4 retrovisor (Foto: Mike Cassese/Reuters)Câmera faz as vezes de retrovisor no NS-4
(Foto: Mike Cassese/Reuters)
No painel, o carro tem um sistema multimídia que privilegia o toque na tela -tendência mundial em tecnologia-, desenvolvido com a Microsoft, a Intel e a Salesforce. No lugar de retrovisores, ele possui câmeras. As portas abrem para cima e para fora. A expectativa é de que o conceito dê origem a um carro de produção em 2015.
De volta ao presente, a Toyota também apresentou em Detroit a versão compacta do Prius, chamada Aqua no Japão, e que será o Prius C nos EUA.
A Honda também mostrou o conceito Accord Coupe, que, segundo a montadora, recebeu a missão de transmitir o "perfil dinâmico e agressivo da nona geração" do sedã, esperada para o segundo semestre. Também foi anunciada a versão híbrida plug-in do modelo.
honda accord (Foto: Carlos Osorio/AP)Novo Honda Accord, ainda como conceito (Foto: Rebecca Cook/Reuters)
A Acura, marca de luxo da Honda, provocou flashes com o conceito NSX, que marca o retorno do carro que saiu do mercado em 2005. A última edição prevista teria um motor V10. Incorporado à "onda verde", ele agora conta com motor V6 a gasolina auxiliado por dois motores elétricos.
acura nsx hybrid (Foto: Mike Cassese/Reuters)Com visual agressivo, Acura NSX volta como conceito híbrido (Foto: Mike Cassese/Reuters)
Como possível rival do NSX, a Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou na última segunda (9), na abertura do salão para a imprensa, o conceito LF-LC. As linhas desse esportivo 2+2 foram criadas no estúdio de design da montadora na Califórnia. Foram divulgados poucos detalhes mecânicos, mas também se trata de um híbrido.
lexus lf lc (Foto: Carlos Osorio/AP)Conceito LF-LC, revelado pela Lexus (Foto: Carlos Osorio/AP)

Nenhum comentário: