quarta-feira, 30 de março de 2011

Google cria concorrente para botão Curtir do Facebook

Google +1 começará a aparecer em buscas e sites em breve

iG São Paulo

O Google anunciou nesta quarta-feira (30/03) um novo recurso, o Google +1. A ferramenta funciona de modo similar ao botão Curtir do Facebook e permite recomendar links para amigos.

A partir de hoje, buscas na versão em inglês do Google (google.com) começarão a exibir um botão +1 ao lado dos resultados. Se o internauta gostar do link e clicar no botão, essa recomendação é gravada pelo Google. Caso outro internauta faça uma busca pelo mesmo termo posteriormente, o Google mostrará quem curtiu determinado resultado.

Reprodução
Google +1: botão de recomendação ao lado de resultados de busca
Google +1: botão de recomendação ao lado de resultados de busca

Os cliques no botão +1 são públicos e visíveis para qualquer internauta, e não somente para a lista de amigos. Mas o serviço dá prioridade para recomendações de amigos ao exibir quem curtiu um determinado link.

Na página de perfis do Google o internauta poderá ver quais links já curtiu e remover recomendações. Para montar a lista de amigos, o Google usará a lista de contatos do Gmail. Por enquanto, não há integração com outros serviços, como Facebook e Twitter.

+1 também funcionará com páginas web e anúncios

Além de aparecer nos resultados das buscas, o botão +1 será exibido ao lado de anúncios. A ideia do Google é combinar as avaliações individuais de cada internauta para aumentar a relevância de seus anúncios. Se muitos internautas "curtirem" o mesmo anúncio para uma determinada busca, a tendência é que ele seja exibido mais vezes.

Numa segunda fase do projeto, o Google diz que o botão +1 deverá aparecer também em páginas da web. Dessa forma, será possível "curtir" uma página com o +1 da mesma maneira como ocorre atualmente com o Facebook.

Nenhum comentário: