Turbina submarina coleta energia dos oceanos
Investidores financiam testes com aparelho para criação de energia limpa
por Redação GalileuTodos sabemos dos benefícios da energia que vem do vento, geradas pelas hélices gigantes, e das águas, gerada pelas usinas hidrelétricas. Mas um novo tipo de captação de energia pode ser criado a partir da junção desses dois conceitos, segundo a empresa Minesto.
Os engenheiros da companhia estão testando uma turbina submarina implantada em uma espécie de pipa que ficaria no fundo dos oceanos gerando energia. Cada "pipa subaquática" teria uma asa de 14 metros e uma turbina conectada. Cada kit seria preso ao fundo do mar e poderia "voar" com o fluxo das correntes marítimas. Para gerar energia, as pás das turbinas seriam giradas pela força das águas e o movimento da "pipa subaquática" aumentaria a velocidade do fluxo de água.
Dependendo da localização, cada turbina pode gerar de 150 a 800 kW, em uma profunidade de 50 a 300 metros. A tecnologia está sendo testada inicialmente em Strangford Loch, na Irlanda. Nos próximos 18 meses, investidores irão financiar US$ 600 mil para os testes.
Veja abaixo como a "pipa submarina" funciona:
Nenhum comentário:
Postar um comentário