quinta-feira, 31 de março de 2011
ASAHI SHIMBUN de Sexta-Feira - Empresa americana de alta tecnologia empresta robôs para recuperação de Fukushima
軍用ロボ、フクシマに投入 米ハイテク企業が名乗り(1/2ページ)
東京電力福島第一原発の事故を受け、遠隔操作ロボットの開発が盛んな米国から、複数のハイテク企業が支援に名乗りを上げている。イラク戦争に使われた軍用ロボも投入される。原発事故という特殊現場での効果は未知数だが、期待は高まっている。
「日本政府が世界にロボット、無人機を求めています」。世界の注目が「フクシマ」に集まっていた3月22日、米バージニア州にある国際無人機協会(AUVSI)のホームページに会員企業向けの案内が載った。
ロボット開発に取り組む研究者や企業でつくる世界最大の業界団体で、現在55カ国から2千社以上が加盟している。協会によると、原発事故後、日本政府が米国務省にロボットや無人機の支援を要請。現時点で少なくとも3社が支援に動き出しているという。
キネティック北米社は、遠隔操作できる長いアームを備えた積み込み機(ローダー)を東京電力に提供した。前後のカメラ7台と熱探知カメラなどで現場の状況を把握。アーム先端のショベルや電動カッター、粉砕器なども操作できる。
国防産業とのつながりが深い同社は、無限軌道走行型の軍用ロボット「タロン」と「ドラゴン・ランナー」も日本に送り込んだ。
タロンは米軍ロボの先駆的存在で、路上の爆発物の探知・処理に多用されている。イラクやアフガンなどの戦地、同時多発テロの現場などに投入されてきた。今回のタロンには放射性物質の精密測定器や暗視カメラも搭載済みだ。
ドラゴンは米海兵隊向けに開発された小型ロボで、屋内の偵察や車両底部の不審物探査などの任務に適している。原発内部に入り込み、詳細な破損状況の確認などに使われることが想定されている。
Radioactividade de Fukushima chega à água subterrânea
31.03.2011 - 19:29 Por PÚBLICO, com agências
- Votar
- |
- 1 votos
- 11 de 11 notícias em Mundo
- « anterior
A contaminação radioactiva da central nuclear de Fukushima já terá chegado à água subterrânea nas imediações do acidente. O elemento iodo 131 foi descoberto num aquífero 15 metros abaixo da central que está a enfrentar o maior desastre nuclear desde Tchernobil.
Segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power Company (Tepco) – operadora da central – uma amostra de água recolhida na quarta-feira revelou uma concentração de iodo radioactivo 10.000 vezes superior ao limite legal. “Não há dúvida de que se trata de um valor elevado”, disse o porta-voz, citado pela agência AFP.
É mais um dado novo a lançar ainda mais preocupação sobre o acidente em Fukushima, atingida pelo sismo e tsunami de 11 de Março, com ondas de 14 metros que inutilizaram os seus sistemas de arrefecimento.
Hoje, foi também detectado um novo pico na concentração de elementos radioactivos no mar, a 330 metros da central, com valores 4385 vezes superiores ao normal.
O Japão está agora a receber ajuda especializada de alguns países – como a França e os Estados Unidos – para enfrentar a sua crise nuclear. Mas ao mesmo as autoridades estão a ser criticadas pela resposta ao acidente de Fukushima. Uma especialista francesa, líder da Comissão Independente de Investigação e Informação sobre a Radioactividade, afirma o Governo devia ter dado pastilhas de iodo à população logo no início da crise. Essas pastilhas saturam a tiróide com iodo estável, impedindo que a acumulação de iodo radioactivo.
“Eles ainda o devia fazer agora, porque a contaminação continua, mas será menos eficiente”, disse a especialista Corinne Castanier, ouvida pela Reuters.
Hoje também se soube que nem todas as pessoas que estão a trabalhar no combate ao acidente de Fukushima têm medidores individuais de radioactividade, conforme é obrigatório por lei. Segundo a rede japonesa de televisão NHK, em algumas equipas apenas os respectivos líderes dispõem deste equipamento.
Polícia da Flórida nega queda de prédio de aeroporto após tornado
Redação SRZD | Internacional | 31/03/2011 16h02
A polícia da Flórida desmentiu a queda de um prédio do aeroporto na cidade de Lakeland, que teria deixado cerca de 70 soterrados, nesta quinta-feira. A informação foi veiculada pela "CNN" mais cedo.
Segundo a emissora, ventos fortes na região teriam derrubado o edifício, onde um grupo de pessoas estaria participando do "Sun´n´Fun Aviation Fair", um festival que exibe modelos de aviões antigos e novos balões.
Segundo o Serviço Metereológico Nacional dos Estados Unidos, um tornado chegou a Tampa, o que causou grandes estragos na região central do estado. Além disso, os aeroportos internacionais de Tampa e Orlando foram fechados, segundo o jornal "USA Today".
No subúrbio de Tampa, um inspetor de uma escola primária precisou ser levado para o hospital após ter sido atingido por um raio.
Motorista engasga com maçã, bate caminhão, e impacto o salva da morte
Acidente ocorreu em Reading, no estado americano da Pensilvânia.
'Acredito que devo agradecer à mureta', disse Richard Paylor, de 55 anos.
Do G1, em São Paulo
Um motorista de caminhão engasgou-se com uma maçã quando dirigia, mas foi salvo da morte ao bater o veículo descontrolado em uma mureta. O impacto fez com que o pedaço da fruta saltasse e parasse de obstruir sua garganta, segundo a polícia.
O incidente ocorreu em Reading, no estado americano da Pensilvânia, na terça-feira (29).
"Acredito que devo agradecer à mureta", disse Richard Paylor, de 55 anos, ao jornal local "Reading Eagle".
Paylor, que dirige caminhões há 23 anos, foi levado ao hospital com ferimentos leves.
Idoso de 98 anos é preso ao atacar policiais com machado e faca
Idoso teria atacado duas policiais que foram à sua casa após terem sido chamadas pela enferemeira que o atendia.
BBC
machado (Foto: AP)
Um homem foi preso pela polícia, na cidade escocesa de Scone, na Grã-Bretanha, após ter supostamente tentado matar duas policiais com um machado e uma faca.
Acredita-se que Sylvester Nowak, de 98 anos, seria a pessoa mais velha já detida pela polícia escocesa.
Em uma audiência privada, o idoso, que é um veterano de guerra, foi acusado de ferir gravemente a policial Shona Beattie e de tentar assassiná-la, ao esfaqueá-la no braço. Na ocasião, ele também teria tentado assassinar a colega dela, Katie Deas, ao golpeá-la na cabeça com uma faca e um machado na cabeça.
Nowak foi enviado para um hospital psiquiátrico local, a fim de ser avaliado, ao longo de 28 dias.
Audição
A audiência judicial foi interrompida, uma vez que Nowak alegou problemas de audição. O procedimento foi encaminhado para um tribunal que conta com circuito de amplificação auditiva infra-vermelha especializado, voltado para pessoas com deficiência auditiva.
Mas supostamente Nowak seguiu não sendo capaz de ouvir suficientemente bem e a audiência foi adiada por mais duas horas e retomada no tribunal original.
O idoso teria sido hospitalizado um dia antes de o incidente ter ocorrido.
As policiais teriam comparecido ao endereço de Nowak após uma enfermeira que o atendera ter entrado em contato com a polícia, expressando preocupações com o estado de saúde dele.
O idoso, conhecido pelos locais como Eddie, trabalhou como soldador e foi prisioneiro de guerra dos nazistas durante a guerra.
ALERTA AO GALINHEIRO DIGITAL e REAL - Troca de e-mails sobre ex-namorada se espalha pela web e vira hit
Britânicos trocaram mensagens maldosas sobre Jenni Palmer.
E-mail enviado acidentalmente para ela se espalhou pela internet.
Do G1, em São Paulo
pela internet (Foto: Reprodução)
Uma lista de e-mails trocados entre dois britânicos sobre a ex-namorada se espalhou pela internet depois que, acidentalmente, um deles encaminhou a conversa para ela.
Harry Fildes, de 25 anos, e Sebastian Marsh, de 24 anos, trocaram mensagens com comentários maldosos sobre Jenni Palmer, ex-namorada de Fildes, usando o e-mail do trabalho. Porém, acidentalmente, Fildes incluiu Jenni em uma das mensagens. Em seguida, para se vingar, Marsh enviou toda a conversa para a sua lista de amigos, o que acabou transformando os e-mails em um hit da web no mundo.
Marsh conheceu Jenni, de 24 anos, em Londres e escreveu para Fildes perguntando se ele poderia convidá-la para sair. Fildes replicou dizendo que ele poderia se sentir livre para convidá-la, porém, fez comentários maldosos sobre ela na mensagem. Depois de se dar conta que o e-mail estava copiado para ela, Fildes xingou Marsh, que enviou a troca de mensagens para seus amigos.