terça-feira, 14 de abril de 2009

Já nas bancas a Revista Entre Clássicos com a visão de Borges sobre os Nove Ensaios de Dante. Destaque para um autor catarinense em Sambaqui na Rede

Pra quem curte Jorge Luis Borges e não leu a Divina Comédia, não conhece as luas do Inferno de Dante, para quem deseja uma homenagem a Beatriz de sua vida, escondida n'algum canto de sua alma confusa, ou mesmo pra quem já se entregou à paixão que a literatura de primeira linha provoca e conhece tanto Dante quanto Borges - eis uma excelente indicação:


A Revista Entre Livros, na edição n. 10 da série Entre Clássicos entregou ao autor catarinense Paulo Medeiros Vieira (Borges, Um Giróvago. Insular - 2007) a missão de em resumidíssimas linhas sumariar a viagem de Borges ao lado de Dante. A síntese enxutíssima marca o texto para Editora Duetto/Ediouro que leva o leitor desde O Nobre Castelo do Canto Quarto ao Último Sorriso de Beatriz, passando pelo dramático Falso Problema de Ugolino, por Ulysses e pelo Purgatório.


Compõem ainda o quadro, e não nessa ordem, o pungente amor de Francesca e Paolo (Verdugo Piedoso), Dante e Os Visionários Anglo-Saxões em que são revelados no Canto X do Paraíso os males do mundo - No caminho viu os males que consumirão o mundo: Discórdia, Iniqüidade, Mentira e Ambição. E Nortúmbria, que morreu ao anoitecer e renasceu pela manhã, explicando à mulher, que o velava, que sua vida ia mudar -, o Purgatório, Simurg e a Águia e por fim Um encontro num Sonho. Você encontra o texto em Sambaqui na rede e a Revista ENTRE CLÁSSICOS n. 10 em todas as bancas.

2 comentários:

Sergio Rubim disse...

Fala Paulão!
Quanto tempo cara? Vamos tomar uma hoje?
Paposeguinte: tem, naquele cubo fantástico que rola à direita do teu blog, uma capa do Crim Crimpson, né? como consigo as musicas daquela bolacha? Já busquei no google, youtube e nenhuma referencia.
abraço
Canga

Margranz disse...

Essa com certeza é de conferir, Big LesPaul!!!
Sérgio, tenta King Crimson, ou vai no blog http://nobrasil.org/1001-discos-para-ouvir-antes-de-morrer/