domingo, 2 de outubro de 2011

Furo na pesquisa! Ranking Nacional diz que Figueirense (14) tem em media a soma de Avaí (29) e Criciúma (33) ou de Joinville (23) e Chapecoense (43)

Ha mais de 10 anos o trem pagador em Santa Catarina 'e o Figueirense, cuja fiel torcida 'e a soma de Criciúma e Avaí juntas. Por sua vez, o Avaí tem sido maldosamente chamado nos blogs de avaIbis; são exatas 27 rodadas na zona de rebaixamento da Serie A do Campeonato Brasileiro de Futebol 2011, por milagre salvou-se da queda em 2010, depois de apenas um ano na elite do futebol brasileiro, aonde chegou depois de 30 anos de frustradas tentativas. Em nível nacional, o time dos arredores da Costeira trava acirrada briga pela trigésima posição com o inexcedível CRB/AL, o popularíssimo Atletico/GO e o valoroso Campinense da Paraíba. Joinville honra as tradições da maior população Barriga Verde e aparece como segundo catarinense no ranking, mas com 4 mil torcedores a menos que o Figueirense, em media, por jogo. Esse numero representa entre 350 mil e 450 mil torcedores a mais do Figueirense a cada ano, comparada a presença de seu apaixonado torcedor `a presença de seus distantes perseguidores nos respectivos estádios.

Se torcida ganhasse jogo, dificilmente alguém seguraria o Santa Cruz-PE, clube que tem a maior média de público noranking que abrange os 100 clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Numa lista cheia de curiosidades, o clube pernambucano mostra a sua força nas arquibancadas com umamédia de 33.450 torcedores por partida na Série D, a quarta divisão do futebol nacional.

Globoesporte.com: curta a página do Santa Cruz no Facebook

O ranking mostra como cariocas e mineiros têm sofrido sem Maracanã e Mineirão, respectivamente. O Engenhão ainda não caiu nas graças dos torcedores, e Sete Lagoas é uma opção longe de ser a ideal. Maior torcida do Brasil, o Flamengo é apenas o oitavo em público até agora, enquanto Fluminense, Santos e Cruzeiro têm público menor que o Joinville nesta temporada. O Bahia, mesmo sem a Fonte Nova, tem boa média.

Há alguns mistérios no ranking: o Itumbiara-GO, por exemplo, sempre tem todos os 10 mil ingressos vendidos, mas o estádio não enche. Em Barueri, o time da casa, que nunca foi um primor em público, tem contado com a ajuda das muitas empresas da cidade, que têm comprado bilhetes e distribuído para funcionários.

A apuração dos números é do craque Rodolfo Brito (@rbrito1984), blogueiro do ótimo blog rbrito.

Considerações importantes:

# O ranking é feito apenas com os torcedores pagantes e levando em conta os públicos dos mandantes das partidas.

# Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro.

# A CBF contabiliza alguns públicos não pagantes, o que é descartado neste ranking, que só leva em conta os pagantes. Mais detalhes aqui

Confira o ranking:

Nenhum comentário: