quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Art Clokey homenageado pelo Google

Dia das crianças lembra diversão e alegria. Pois o Google entrou no espírito da data, que é comemorada no mesmo dia do feriado de Nossa Senhora Aparecida, e fez um doodle bem divertido para alegrar o internauta que acessa a página: bolinhas coloridas que, quando clicadas, se transformam em bonequinhos.

Não entendeu nada? A gente explica: O Google faz hoje uma homenagem a Art Clokey, um artista e animador consagrado que ficou conhecido pelas animações em stop motion com argila, isso em plena década de 1950! Arthur Charles Farrington é o nome real do gênio que continua sendo inspiração para muitos artistas do século XXI.

Vida dedicada à arte

Foi Gumby o personagem que deu fama e sucesso para Art Clokey. Criado em parceria com a esposa dele, Gumby era um bonequinho verde que alegrou a televisão americana por mais de 200 episódios de uma série infantil. Animado através de stop motion, o personagem rendeu até um filme na época.

A primeira animação de Clokey se chama Gumbasia, que era na verdade uma paródia dasanimações da Disney e foi criada algum tempo após ele ter concluído a faculdade de cinema na Califórnia. Esse primeiro trabalho foi apresentado para o diretor de cinema e televisão Sam Engel, que encorajou o artista a elaborar mais animações.

Em pouco tempo, Clokey levou para a emissora NBC o personagem que seria o tema da série The Howdy Doody Show. O piloto foi inicialmente recusado, mas não demorou muito até que a produção da NBC aceitasse aquele engraçado bonequinho verde. Os primeiro episódios foram um sucesso.

O legado de Clokey

O artista faleceu em 2010 e todo o seu trabalho em stop motion continuou sendo desenvolvido por muito animadores da atualidade através de técnicas mais modernas. Não é à toa que, um ano depois, merecidas homenagens continuam sendo feitas, como a do Google no Dia das Crianças. Nada mais justo para celebrar a memória de um criativo animador que tem a arte até no nome.

Nenhum comentário: