sábado, 10 de dezembro de 2011

Corrupção do Estado brasileiro ainda é preferível à liberdade comuno-marxista de Putin - Russos protestam em massa contra fraude eleitoral

Diário Oficial russo publica neste sábado os resultados oficiais das eleições.

Observadores relatam irregularidades no pleito, que deu vantagem a Putin.

Da France Presse

1 comentário

Milhares de russos protestavam neste sábado (10), em Moscou e outras cidades do país, incluindo o extremo oriente e a Sibéria, em uma inédita jornada de mobilização contra o resultado das eleições legislativas vencidas pelo partido do primeiro-ministro Vladimir Putin.

Mais de 20.000 pessoas estavam reunidas em Moscou para protestar contra o que consideram fraude nas eleições legislativas de 4 de dezembro vencidas pelo Rússia Unida, partido de Putin, informou a polícia da capital russa.

De acordo com fontes policiais, o número de manifestantes na praça Bolotnaya chegou a 20.000 pouco antes das 15 horas (9h de Brasília).

Manifestante é carregado por policiais em São Petersburgo, durante manifestação neste sábado (10) (Foto: AP)Manifestante é carregado por policiais em São Petersburgo, durante manifestação neste sábado (10) (Foto: AP)

Um dos líderes do movimento opositor Solidarnost, Ilia Ponomarev, citado pela agência Interfax, afirmou que 40.000 pessoas estavam na praça Bolotnaya, centro de Moscou, e que outras 10.000 estavam a caminho.

Em São Petersburgo, segunda maior cidade do país, mais de 10.000 manifestantes compareceram a um protesto convocado pela oposição, de acordo com a polícia local.

A manifestação acontece na Praça Pionerskaya Ploshad, no coração de São Petersburgo, cidade natal tanto de Putin como do presidente Dimitr Medvedev.

A mobilização para denunciar as fraudes nas eleições de 4 de dezembro, com manifestações em várias cidades do país, não tem precedentes na Rússia desde que Vladimir Putin chegou ao poder, em 2000.

O Diário Oficial russo publicou neste sábado os resultados oficiais das eleições legislativas, que confirmam a vitória do partido governista, Rússia Unida, com 49,32% dos votos.

Manifestantes começam a chegar à praça Bolotnaya, onde são aguardados 30 mil pessoas em protesto (Foto: Anton Golubev / Reuters)Manifestantes na praça Bolotnaya, onde são aguardados 30 mil pessoas em protesto (Foto: Anton Golubev / Reuters)

Segundo os resultados publicados pelo Rossiiskaia Gazeta, o partido de Vladimir Putin terá a maioria absoluta de 238 cadeiras, de um total de 450, na Duma (Câmara Baixa).

Os resultados apontam 92 deputados ao Partido Comunista (19,19% dos votos), 64 ao Partido Rússia Justa (centro-esquerda, 13,24%), e 56 ao Partido Liberal Democrata (nacionalista, 11,67%).

O partido de oposição liberal Iabloko, com 3,43% dos votos, não estará representado na Duma.

De acordo com os resultados oficiais, a participação foi de 60,21%.

A missão de observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou ter constatado muitas irregularidades na votação.

O site da ONG "Observador cidadão" (nabludatel.org) afirma que os resultados reais das legislativas dariam ao Rússia Unida quase 20 pontos a menos, com uma participação real de pouco mais de 50%.

Manifestante é preso durante protesto em Moscou, neste sábado (10) (Foto: Reuters)Manifestante é preso durante protesto em Moscou, neste sábado (10) (Foto: Reuters)
tópicos:

Nenhum comentário: