Lagos, açudes e uma cachoeira ficaram congeladas nesta terça-feira.
As medições feitas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registraram temperatura de - 8,8ºC em Urupema (SC), nesta terça-feira (28). Esta é a menor temperatura registrada pelo centro neste ano.
Segundo Marilene de Lima, meteorologista do Epagri/Ciram, os termômetros também registraram - 7,6ºC em Ponte Serrada (SC) e - 6,8ºC em São Joaquim (SC). Todos os registros foram feitos entre às 6h e 7h desta terça-feira. De acordo com o centro, a temperatura mínima normalmente ocorre perto do nascer do sol, que costuma ocorrer, nesta época do ano, entre 6h e 7h horas. Por isso as mínimas têm ocorrido já com o dia claro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal. A cidade de Urupema fica na Serra Catarinense, onde o Inmet não possui estações meteorológicas, o que impede o instituto de aferir a temperatura no município. Outros institutos podem apresentar diferentes medições.
De acordo com registros do Inmet, os termômetros atingiram - 6,2ºC em Cambará do Sul. Pelo menos 11 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas, segundo o instituto. Uma delas foi São José dos Ausentes, com - 4ºC. Em Vacaria fez - 4,5ºC. Porto Alegre registrou 4,6ºC.
Em Santa Catarina, o Inmet registrou - 4,6ºC em Joaçaba, em Rio Negrinho - 3,6ºC e em Curitibanos - 3,3ºC. No Paraná, o instituto aferiu - 4,8ºC em Guarapuava. Em Palmas foram registrados - 5ºC e em São Mateus do Sul os termômetros apontaram - 5,7ºC. As cidades paranaenses de Castro e de General Carneiro registraram - 3,5ºC e - 3,4ºC, respectivamente.
Cidade 'congelada'
Segundo a Prefeitura Municipal de Urupema, lagos, açudes e até a cachoeira no Morro das Torres ficaram congeladas. Os carros e a vegetação de praças e parques do município ficaram cobertos de gelo.
Em nota, a administração municipal informou que as aulas na rede estadual e municipal de ensino foram suspensas nesta terça-feira. O início do tratamento de água para abastecer a cidade teve que ser retardado por conta do congelamento do bico das bombas dosadoras na estação de tratamento. Segundo a Companhia Catarinense de Água, isso não ocorria desde julho de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário