quinta-feira, 9 de junho de 2011

Deu no Globo - Ideli é a preferida de Dilma para substituir Luiz Sérgio

Cristiane Jungblut e Adriana Vasconcelos, O Globo

Apesar de toda movimentação e lobby pela indicação do deputado Cândido Vaccarezza, do PT paulista, para substituir Luiz Sérgio como ministro da Secretaria de Relações Institucionais, a presidente Dilma Rousseff estaria ainda determinada em nomear para o cargo a ex-senadora catarinense e atual ministra da Pesca, Ideli Salvatti.

A presidente já teria, inclusive, mandado recado a seus líderes no Congresso: não insistam na defesa de Vaccarezza, porque a escolhida será Ideli. Senadores do PT confirmaram esse recado de Dilma e já estão fazendo consultas informais aos aliados.

Vaccarezza tem o apoio de praticamente todo o PT e, o que é mais importante, do PMDB. Já a indicação de Ideli Salvatti não seria tão consensual.

Na terça-feira à noite, em reunião do PMDB realizada no Palácio do Jaburu para discutir a mudança na aticulação política, o nome da ministra da Pesca foi rejeitado de pronto para substituir Luiz Sérgio. No partido, que não abre mão de avalizar a escolha do substituto de Luiz Sérgio, a melhor alternativa seria a realocação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a articulação política. Mas o nome do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), também teria apoio do PMDB.


Nenhum comentário: