sábado, 6 de setembro de 2008

HURRICANE IKE : HAITI & Voodoo
by LesPaul Corvette


Mái bróder & Mái sistér. Acabamos – a velha barcaça, o capitão mal-humorado e sua tripulação eclética - de aportar em um lugarejo chamado KnifeBay, situado no extremo sud-noroeste do Haiti: mais ou menos (por segurança) 19,9N latitude por 73,8W longitude - estamos no pontinho laranja quase no centro do mapa. São 11:27, hora local de uma estranha manhã caribenha. Nada se parece com aquelas propagandas ensolaradas de praias de um azul turquesa sombreado por coqueiros, areias povoadas por gringas assanhadas a torrar seus adiposos torresmos fornidos à base de muito junkfood. A baía em forma de buraco pontiagudo não aparece nos mapas. Uma estação de aguada, protegida do violento mar que o Atlântico canaliza entre Cuba e o Haiti. Nem as tropas de paz brasilianas sediadas aqui no país do voodoo cá estiveram. Estrangeiros, somente nós. Depois da passagem do Gustav e do Hanna, absolutamente, nenhum. Ao menos vivo! Seguido de perto por El Tigre, o perro arrentino sedento por uma gelada, fui o primeiro a desembarcar no belíssimo rio que se despeja sobre a pequena enseada ao fundo da baía protegida por corais. O lugar é circundado por imensas montanhas recobertas de árvores de um verde escuro e tétrico. Lembrei-me de um epísódio de Arquivo X. Minha Mãe lembraria de Lost. Nenhum sinal de vida. De Quando em Vez as nuvens se dissipavam e era possível ver os coqueiros descabelados, alguns descabeçados pela sucessão de furacões que atormentaram a região. João Gilberto em 57/58 comentou durante uma ventania que assolava Salvador: - o vento despenteou as árvores. A psiquiatra da instituição onde estava hospedado - uns dizem que por depressão outros por excesso de bauretes carinhosamente disse: Gilberto, árvore não tem cabelo. João, arrumando sua maleta e ensacando o violão respondeu: e médico não tem poesia.


“E os crânios, Capitão?” Um dos marujos perguntou interrompendo meu devaneio bossa nova que já vagava com os canibais do Rio Caveira em Biguaçu, ao lado da Estação de Aguada de São Miguel, em frente à Ilha de Santa Catarina, Brazil. O comandante apenas nos olhou enigmático. El Tigre dava sinais de delirium tremens e eu de extremada vontade de dar no pé. A expectativa de que em menos de 12 horas aquelas montanhas seriam varridas por ventos de mais de 200Km por hora era desanimadora. A alternativa: esperar que feiticeiiros locais entregassem uma carga de caveiras era desalentadora. No mais, estava louco para retomar minha viagem até São Francisco e continuar a volta ao mundo atrás do udigrud sagrado do bom e velho rock’n roll, blues e qualquer música que emocione minha breve existência, datada por um médico sádico em seis/sete meses de vida. Portanto, ficar boiando com tempestades no Caribe deixou de ser uma alternativa estimulante. O telefone por satélite começa a falhar por causa do vento que já sopra a plenos pulmões. Depois eu volto. Espero. E até Key West, se o point de aposentados, gays e de Hemingway não desaparecer nas próximas 36/48 horas.

POST - 06 sept 2008 - 17:55hs. Já são mais de 500 mortos e milhares de desabrigados por infindáveis inundações. A miséria no Haiti está realçada pela fome, falta de água potável e medicamentos. Este cenário devastador deixamos para trás. Estamos seguindo para o mar que está gigantesco como nunca vi no Caribe. A ilha de Turks & Caicos à nossa proa foi arrasada por IKE que passou cirurgicamente sobre ela. Verdadeiro terror no paraíso terrestre. Não sei de onde vieram - MAS DESCONFIO - OS 500 CRÂNIOS que chacoalham em nossos porões ao lado de cocos.

POST - 06 sept 2008 - 17:55hs - There are now over 500 dead and thousands of homeless by floods endless. The poverty in Haiti is highlighted by hunger, lack of drinking water and medicines. This scenario devastating left behind. We followed into the sea which is huge and never saw the Caribbean. The island of Turks & Caicos to our bow was razed by IKE now on it surgically. True terror in paradise land. I do not know from where they came from - BUT i'm SUSPECT - Top 500 head skulls that cowbelling holds in our next to coconuts.

POST - 07 SEPT 2008 - 10:44 HS - EU LIA UM FOLHETO QUE DIZIA: "South Caicos é o centro de pesca de lagosta e coleta de conchas exportados das ilhas, do histórico porto de Cockburn e do fenômeno natural do buraco em ebulição. Esta pequena ilha amigável oferece muitas praias isoladas com águas azul turquesa. as ilhs vizinhas de Parrot Cay e Pine Cay são propriedade privada. Lá estão os mais exclusivos resorts: Parrot Cay Resort and Spa e da Meridian Club..." QUANDO O SOM DO RÁDIO DO BARCO INTERROMPEU MEU DEVANEIO... "There are 11 of us in the house. Six adults, two teenagers and three children under nine. The adults are awake but the children are asleep. We have not experienced anything like this before. It was overcast all day on Saturday, and then around 10pm the high winds started. We lost power at around 1am but.." O CAPITÃO IMEDIATAMENTE DESISTIU de seguir em frente. Ao ouvir o relato de uma família ilhada em alguma praia. Parece que sentiu o tranco. O mar está muito violento, o barco joga muito mas El Tigre está feliz porque ouviu pouco antes no rádio que seu amigo 'Grande Irmão' se livrou do vício da heroína. Tudo bem não fosse o tal Grande Irmão um elefante capturado por traficantes de Mianmar e liberado pela polícia chinesa e El Tigre estar novamente com aquele olhar roseáceo de mormaço jamaicano quando subiu dos porões. - Vamor rumar para qualquer lugar seguro...

Nenhum comentário: