terça-feira, 13 de março de 2012

Você conhece Albufeira, em Portugal? El Tigre, mi perro louco refaz antes da primavera a rota que percorreu num verão dos anos 70 com uma diva hollywoodiana

El Perro percorreu o sul de Portugal no verão de 1969, dirigindo uma Mercedez-Bens creme com estofados grená, exigência de uma celebridade hollywoodiana. De lá, seguiram até Saint Tropez margeando o Mediterrâneo numa história recheada de glamour e lágrimas, sexo, traições e arrependimentos. A diva o levara a Europa por segurança, já que o cão fazia bicos com metade da canastrada dos estúdios. 

Especialmente, quando depois de alguns martinis ao entardecer de Los Angeles, decidiam seguir para Las Vegas,  consumindo tudo quanto era aditivos, lícitos e ilícitos, dentro da limousine que o cão com maestria guiava noite a dentro pelo deserto. Na manhã seguinte, cedinho, regressavam incógnitos pela malta de repórteres e incólumes após um sono restaurador, estatelados nos fundos do enorme Cadillac. Era uma Sodoma amplificada com o acréscimo das drogas e do álcool. Uma Gomorra móvel, que desfilava o pecado Mojave afora. Naquela época, uma peça completava quase meia-década de sucesso em Nova Iorque, na Broadway. Lauren Bacall, no teatro, e Ingrid Bergman no cinema, protagonizaram a enfermeira nessa comédia que trazia um divertidíssimo Walter Matthau. Portugal ganhou depois sua adaptação .... (leia abaixo). 
 
Enquanto isso, El Perro seguia em direção a Espanha numa jornada que recebeu a visita de galãs e cafajestes, alguns galãs cafajestes, outros cafajestes marginais ao mainstream. Mas as cores do Mediterrâneo, especialmente naquele início de verão europeu, dramatizavam o cenário digno de uma pena afiada. Até chegarem na Côte d'Azur três paradas foram marcantes para a celebridade, despercebida pelos farejadores dos tablóides de fofoca da Velha Senhora (detalhes nos próximos posts)
 
Ficheiro:Albufeira 7.jpgA FLOR DO CACTO estreou na Broadway em Nova Iorque em Dezembro de 1965, contando com Lauren Bacall no papel da enfermeira, onde foi um dos maiores êxitos teatrais da década ultrapassando as 1200 representações. Rapidamente foi adaptada ao cinema, numa comédia protagonizada por Walter Matthau e Ingrid Bergman, pela qual Goldie Hawn recebeu o Oscar logo na sua estreia no grande écra. Nos anos 70, foi um colossal êxito em Portugal, contando com actores de eleição como Laura Alves, Paulo Renato, Alina Vaz, Carlos José Teixeira, Ângela Ribeiro, Alda Pinto e Rui Mendes, entre outros, permanecendo durante dois anos em cena no Teatro Monumental. Em 2010, Hollywood regressou a uma adaptação extremamente livre deste texto com Jennifer Aniston e Adam Sandler em ENGANA-ME QUE EU GOSTO, enquanto a versão teatral de A FLOR DO CACTO regressou aos palcos de Nova Iorque, nos primeiros meses deste ano, sendo actualmente um dos maiores êxitos da Broadway. (Leia no Original)
 





Nenhum comentário: